quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Música: Rihanna

Rihanna

Robyn Rihanna Fenty nasceu em Saint Michael, no dia 20 de Fevereiro de 1988, mais conhecida pelo seu nome artístico Rihanna, é uma cantora de Barbados, de ascendência barbadiana, guianense e irlandesa. Assinou contrato com a editora Def Jam Recordings após uma audição, que despertou o interesse do produtor Evan Rogers e do vice-presidente na altura da editora, Jay-Z, para a jovem artista.


Em 2005 gravou o seu primeiro álbum de estúdio, Music of the Sun, que alcançou o top 10 da Billboard 200. Um ano depois lançou o seu segundo trabalho de originais, A Girl like Me, obtendo a quinta posição da tabela musical norte-americana, incluindo a canção que foi o seu primeiro topo norte-americano em single, "SOS". Em 2007, o álbum Good Girl Gone Bad é lançado e atinge a segunda posição na tabela de álbuns da Billboard, sucedendo-se os álbuns Rated R em 2009 que obteve o quarto lugar, Loud em 2010 que alcançou a terceira posição e Talk That Talk em 2011 que alcançou a terceira. No mesmo ano, foi nomeada embaixadora da Cultura e da Juventude do seu país.

Vendeu mais de 37 milhões de álbuns e 146 milhões de singles, e em 2011 foi considerada a artista de todos os tempos que mais vendeu a nível digital. A cantora conseguiu colocar doze singles no topo da Billboard Hot 100 — "SOS", "Umbrella", "Take a Bow", "Disturbia", "Live Your Life", "Rude Boy", "Love the Way You Lie", "What's My Name?", "Only Girl (In the World)", "S&M", "We Found Love" e "Diamonds" — sendo a artista feminina com mais topos atingidos desde no início da década de 2000 e do século XXI na tabela musical americana Billboard Hot 100, que avalia as cem músicas mais vendidas. É vencedora de cinco Grammy, três VMA, dois EMA, quatro AMA, três BMA, três TCA, e dois WMA, entre outros. É também uma das intérpretes musicais que mais alcançaram a primeira posição nas tabelas da Billboard desde da década de 2000 até ao momento.

Além de cantora...

Além de cantora, é compositora, co-produtora, dançarina, modelo, designer de moda, autora e atriz, tendo feito ainda a sua própria marca de guarda-chuvas, Rihanna Umbrellas, após o lançamento do single "Umbrella". Também foi convidada para desempenhar personagens no cinema, nomeadamente em Mama Black Widow, embora o projecto tenha sido cancelado. Foi ainda indicada para o remake de The Last Dragon, protagonizado por Samuel L. Jackson. A 26 de Julho de 2010 foi confirmado que a sua estreia no cinema seria com a participação no filme Battleship, com estreia em 2012.

Caso de violência doméstica



A 8 de Fevereiro de 2009, a cantora iria fazer uma atuação na cerimónia 51st Grammy Awards. No entanto, não compareceu e a sua atuação teria sido cancelada, supostamente devido a um acidente de viação. Algumas horas depois foi dada a notícia que Chris Brown, namorado de há um ano, teria agredido Rihanna, recorrendo a socos, pontapés e mordidas, fato que teria levado a cantora ao hospital.

Foi aberta uma investigação para apurar o que realmente havia acontecido naquela noite. No dia 5 de Março, Chris Brown teve a sua primeira audiência, e foi julgado por agressão. O advogado da cantora afirmou que esta, não queria qualquer tipo de proteção em relação ao cantor. Em Maio de 2009, alegadas fotos da cantora nua teriam sido colocadas na Internet. Ainda sem certezas de que fosse a cantora nas fotografias, existiram rumores que a sua editora, Def Jam, pediu para que o material fosse retirado da rede cibernética, no intuito de que fosse analisado por peritos. Foram procurados editores de imagem, que teriam comparado fotos da cantora, e teriam notado a ausência de tatuagens. No decorrer do mês de Maio, foram colocadas fotos constrangedoras do cantor, acusado de agressão a Rihanna.

No final do mês de Maio, ocorreu a quarta audição do caso de violência doméstica, e ficou marcada uma quinta audição para ouvir os testemunhos, incluindo Rihanna, que testemunhou na audiência preliminar, dando seguimento ao julgamento. O cantor confessou que tinha agredido a ex-namorada, sendo condenado a cinco anos de liberdade condicional e seis meses de trabalhos comunitários. Foi ainda advertido que seria condenado a quatro anos de prisão em regime fechado caso não cumprisse o acordo no tribunal e não mantivesse a distância mínima de cinquenta metros da cantora.

Em Julho Chris Brown, pediu desculpas à ex-namorada pela agressão num vídeo colocado no seu canal oficial no YouTube. No mês seguinte, o cantor teve de voltar ao tribunal para recorrer à sentença, embora tivesse sido revelado pelo advogado da cantora que a sua cliente discordava da ordem judicial que o proíbe de aproximar-se dela.

A cantora falou pela primeira vez publicamente sobre o caso no programa Good Morning America, no dia 5 de Novembro de 2009. Passados meses da agressão, depois do julgamento e sentença, Rihanna afirmou estar bem e recuperada, mas que foi "difícil e fez com que acordasse de forma diferente".


Rihanna solidária


Em 2006, Rihanna criou a fundação  "The Believe Foundation", cujo objectivo é proteger e ajudar as crianças com doenças terminais e não só. Ajudou ainda a advogada Lisa Gershowitz Flynn, que mora no Estados Unidos, a encontrar uma medula compatível para se curar de um câncer  O resultado foi a chamada de atenção de milhares de pessoas e por conta disso, a DKMS recebeu mais de 5.000 mil telefonemas e e-mails, 2.000 deles de pessoas que se registraram como novos doadores.


A cantora também fez uma participação especial em "Just Stand Up", uma música para a cura do câncer feminino, ao lado de cantoras como Mariah Carey, Mary J Blige, Miley Cyrus, beneficiando a fundação "Just Stand Up". O programa de TV beneficente Stand Up To Cancer ajudou a arrecadar mais de 100 milhões de dólares para pesquisas contra o câncer.


A meio do ano de 2008, juntou-se à H&M, juntamente com outros artistas como Timbaland e Good Charlotte, que desenhou uma coleção de roupa com a ajuda da cantora para a luta contra a AIDS avaliada em mais de 1,5 milhões de euros. A causa foi baptizada por "Moda contra a AIDS".


Ainda em 2008, Rihanna aceitou a proposta da Gucci, grava um anúncio comercial para a colecção


A campanha foi em benefício da UNICEF, a campanha consistiu na cantora ter sido fotografada, com os acessórios da Gucci, os quais 25% das vendas dos produtos publicitados beneficiaram as crianças necessitadas. Com a venda de pequenas sacolas, apresentadas no anúncio publicitário de Rihanna e na "4th Gucci Campaign to Benefit UNICEF", com a presença de artistas como Madonna, a venda das mesmas reverterá a favor das crianças de Africa

Em 2009, ajudou uma menina inglesa com seis anos de idade que estava à espera de um transplante de medula óssea

Atuou ainda no dia 20 de Janeiro de 2009 na "Recording Industry Association of America's Presidential Inauguration Charity Ball", para angariar fundos para a organização mundial de antifome. No dia 11 de Setembro de 2009, a cantora prestou um tributo ao lado de Jay-Z e Kanye West interpretando "Run This Town", aos polícias e bombeiros que morreram nos ataques terroristas de 11 de Setembro. A 9 de Novembro de 2009, a cantora foi eleita "Mulher do Ano" de 2009, pela revista Glamour Magazine, foi atribuído pelo seu trabalho filantrópico e por experiências positivas com jovens mulheres na proteção contra a violência doméstica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário