quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Aprendiz - O Retorno: Guilherme Séder é demitido em reta final

Aprendiz - O Retorno
Episódio 12
Tarefa: Merchandising


No episódio anterior tivemos boas entregas de trabalho e uma sala de reunião com muita tensão, mas no episódio 12 a coisa não se repetiu, ao menos na sala de reunião. Antes de sabermos qual seria a tarefa para os aprendizes, ficamos com um resumo da equipe Flecha comendo feijoada com Oscar Schmidt. A tarefa era criar um merchandising de um minuto para o novo app da Samsung no programa "Hoje em Dia". Renata Tolentino liderou a equipe Sinergia, enquanto a Maytê Carvalho liderou a equipe Flecha. Apesar de ter um integrante a menos, o que é uma desvantagem nessa altura da competição, Mel e Renata foram boas no planejamento da tarefa, e até fizeram um plano A e um plano B, caso acontecesse algum imprevisto. Enquanto a Sinergia tentava ser criativa, a Flecha foi mais standard! Sim galera, justo a Maytê que se posicionou contra ideias standard no início do programa, estava planejando um merchandising bem, mas bem standard. Mas antes, Guilherme sugeriu que eles fossem atrás de um famosos para fazer o comercial, sua sugestão foi o Celso Russomano, mas Maytê discordou da ideia e Solano releu o dosie e disse que só eles tinham que apresentar o produto, mas aguardem que mais pra frente Justus explica que não é bem assim. Guilherme conseguiu fechar uma promoção para ser oferecida ao público. Na Sinergia, Melina e Renata entraram em contato com Celso Russomano e pediram para que ele participasse do merchandising. O apresentador topou mas, devido a um compromisso de última hora, não pôde comparecer na gravação. Se não fosse elas terem o tal plano B, estaria tudo perdido né? Mas então as duas filmaram com o segundo roteiro que elas tinham em mãos, a apresentação até que ficou boa, foi criativa.

Como já mencionei, o planejamento de Maytê foi bem standard, a apresentação não foi nada diferente. O único diferencial da equipe Flecha foi a promoção para ser oferecida ao público, que Guilherme fechou. Nenhuma das duas equipes apresentou algo surpreendente, mas por uma maior criatividade, a equipe Sinergia venceu a tarefa, como prêmio a equipe ganhou pode degustar de vinhos raros e ganhou um jantar exclusivo num restaurante de São Paulo, um restaurante com uma figueira enorme. Já o prêmio individual agora não foi para quem se destacou na prova, que no caso só poderia ser da Melina, mas agora passa a ser do líder da equipe. O prêmio de Renata foi passagens para um cruzeiro marítimo. Certamente você deve ficar se perguntando o porque de Maytê não ter rodado numa tarefa em que ela foi líder, teve uma ideia standard (o que ela já se pôs contra em outra sala de reunião) e não teve criatividade para fazer seu grupo vencer, tudo porque Guilherme Séder e Rodrigo Solano preferiram apontar o erro um do outro ao invés de apontar os erros da líder, e a gente agradece eles né? Pois continuar com Maytê gera mais entretenimento do que continuar com qualquer um dos dois. Já no começo da sala o Guilherme apontou os erros do Solano, esse por sua vez mandou muito bem nas tarefas e ganhou mais vezes que Guilherme. Já o Roberto Justus apontou a contradição de Maytê em entregar uma ideia standard, a participante se defendeu dizendo que ficou com medo de igual em outras tarefas, planejar algo muito criativo e acabar sendo algo vergonhoso.

Algumas linhas acima expliquei que o Guilherme sugeriu que a equipe Flecha fosse atrás de um famosos para fazer o comercial, mas Solano releu o dosie e disse que só eles tinham que apresentar o produto, pois bem, Justus deu um chega pra lá neles e questionou se eles não sabiam interpretar, pois o grupo podia usar a personalidade que quisessem, mas o que era obrigatório era a presença de um dos participantes no merchandising. Além disso, Justus ainda apontou que Renata e Melina fizeram referencia ao Aprendiz, já Maytê não fez isso. Como de costume, Santos deu boas justificativas e respostas ao desempenho ruim da equipe Flecha. Logo em seguida foi a vez de Walter Longo dar umas boas cutucadas na "ferida" da equipe, dizendo que se fosse dado duas tartarugas para eles cuidarem, uma teria fugido, USHUASHUAU. Esse ano Justus foi excelente na escolha de conselheiros, se bem que essa não é a primeira vez de Longo no programa. Maytê então começou a falar sobre ter vencido outras provas, mas Justus colocou a moça no lugar dizendo que ela também perdeu, Santos foi mais sincero e critico dizendo que ela foi a maior perdedora da temporada. Mas Maytê tem um bom argumento, ela disse que teve gente ali que foi mais vezes para a segunda parte da sala de reunião, Solano se posicionou e pra se salvar disse que foi o que mais venceu entre eles, tendo 9 vitórias em 12 tarefas. Guilherme deu um "tiro no pé" ao dizer que a equipe pode ter contribuído para Solano vencer as provas e que Maytê fala muito na teoria, mas na prática não, ou seja, nem Justus, nem os conselheiro pediram pra ele falar e quando ele falou, foi apontando os erros dos oponentes, o mais certos era ele ter ficado de bico fechado. Walter que é bem esperto, perguntou se Séder estava fazendo isso por Solano e Maytê estarem se defendendo bem. Guilherme negou, claro.

Roberto Justus disse que Guilherme tem que ter personalidade. Começa a vez dos participantes falarem com quem eles gostariam de trabalhar na próxima tarefa, Guilherme apontou Maytê, Solano também apontou a moça, Maytê por sua vez disse que preferia trabalhar com Solano. Os conselheiro apontaram Guilherme para ser demitido, pelo desempenho e pela menor capacidade em vender as ideias em relação aos outros candidatos da equipe. Na segunda e decisiva parte da sala de reunião, os participantes tiveram que fazer uma análise 3Ps (Prova, Performance, Perfil), dum lado da folha sobre eles, do outro sobre os oponentes que estavam ali na sala. Enfim, Guilherme acabou não terminando a análise, mas criticou Maytê no desempenho da tarefa, a publicitária disse que Guilherme não deu boas ideias no decorrer da tarefa, então os dois começaram a discutir, enquanto só faltou um pote com pipoca para Solano assistir tudo de boa. Para tomar a decisão da demissão da noite, Justus disse que Solano estava fora da risca de ser eliminado e perguntou para Maytê o porque ela deveria continuar, a participante soube pontuar dizendo que o inicio turbulento que teve e até mesmo sua arrogância, justificando tudo com o fato de querer demais. E soube identificar seu ponto de virada e a curva ascendente que teve nessa reta final, que ela oscilou no começo mas se restabeleceu, que nessa tarefa perdeu sim, que o grupo perdeu. Justus foi sincero e falou que toda vez que Maytê vence, é ela quem vence como líder, quando ela perde como líder, é o grupo que perdeu. Guilherme respondeu que deveria continuar por ter colaborado numa série de tarefas, ter entrando com várias ideias que foram bem aproveitas e coisas que fizeram uma boa virada no time.

Justus anunciou que Maytê o irritou muito no programa, mas que ele teria que dar mais uma chance para a maluca, palavras do Justus. Sendo assim, ele demitiu Guilherme Séder. Após a saída dos candidatos, Justus disse que o que valeu pra ele foi a enfase de Maytê. Assim que saiu, em depoimento, Guilherme disse não saber onde errou e que Maytê não é a mais indicada a ganhar o prêmio. Acho que o que podia ter salvo Guilherme dessa demissão são duas coisas: 1) - Ele tinha que ter mais ênfase ao fato dele ter conseguido fechar a promoção, pois esse foi o único mérito da equipe na tarefa, 2) - Deveria ter terminado a análise 3Ps, pois sempre sempre foi acusado de ser prolixo e falar demais sem necessidade. 


Certamente Maytê e Solano não chegam a final. Solano por não ter enfase no que fala, por ser um líder sem um posicionamento forte e que passe autoridade. O que tira Maytê da competição é ter caído numa equipe fraca que mais perdeu do que ganhou tarefas, certamente o Justus não levará para a final alguém que perdeu várias tarefas. Se a final for entre Melina e Renata, acho que a que tem mais chances de ganhar é a vice-campeã da 8° temporada, Renata Tolentino. Participantes como Melina costumam chegar a final, mas não ganham, isso já aconteceu outras vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário