quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A Fazenda 6: Os erros que fizeram a temporada não ter sucesso


Mais uma temporada de "A Fazenda" chegou ao fim, porém, nada de orgulho pra Record, mesmo que tenha ficado em primeiro lugar no ibope, a final da 6° temporada do reality rual marcou apenas 12 de média na audiência, com picos de 14, uma vergonha para um reality que já conseguiu até 24 pontos. Já era esperado que a final fosse flop, numa edição que teve MUITO mais erros do que acertos, dificilmente teria um grande público assistindo a tal "grande final". Vejo os piores erros cometidos nessa temporada do reality, que esperamos que não aconteça em A Fazenda 7.


ELENCO FRACO


Erro: A cada ano o elenco vem perdendo seu gás, apesar de terem participantes interessantes, não tem participantes conhecidos pelo "grande público", sendo assim, não tem muita gente que se interessa a assistir ao programa. Esse ano foi de longe o elenco com menos famosos, Scheila Carvalho e Rita Cadillac eram as únicas famosas com uma longa história na mídia brasileira, o resto você só saberia quem é se entrasse em sites de fofocas. O elenco é a parte mais importante do programa, não basta ter apenas pessoas barraqueiras, mas também pessoas conhecidas.

Solução: Oferecer um bom cachê e um bom contrato para alguns participantes que são bem conhecidos pelo grande público.

PODER SUPREMO

Erro: A produção do reality quis surpreender, para isso foi dada a chance de qualquer um dos 16 participantes ir direto pra final, e não pela escolha do público, mas sim por vencer três etapas de provas. Marcos Oliver conseguiu vencer as provas e ganhou o poder supremo da arca. O problema é que o participante não passaria pela aprovação do público, desde aí a temporada já começou errando.

Solução: Nunca mais colocar um participante direto na final sem a aprovação do público.

SURPRESAS DA ARCA

Erro: Os envelopes guardados dentro da arca, sempre surpreendem, mas não é todos que assistem o programa que aceitam essa ideia. Esses envelopes sempre mudam a rotina, surpreender os jogadores e os telespectadores, porém deixam dúvidas para o público, imunidade, escolha de fazendeiro, troca de participante da roça, entre outras, são as surpresas da arca, o que incomoda o público.

Solução: Revelar o segredo do envelope para o público, antes da prova da chave acontecer e antes dos participantes saberem.

CANCELAMENTO DE ROÇA

Erro: Na 5° semana, a pré-roça foi formada por Andressa Urach, Beto Malfacini e Denise Rocha, mas a produção cancelou a roça e a eliminação naquela semana, por meio de um envelope na arca. Esse poder da chave surpreendeu tanto os participantes, quanto o público, mas ficou parecendo que isso foi mais uma proteção para alguns participantes, a credibilidade foi zero e a transparência também.

Solução: Nunca cancelar a roça, a não ser que os roceiros desistam do programa.

PROVAS DUVIDOSAS

Erro: Diferente do BBB, em A Fazenda não é mostrado o "gabarito" de provas de sorte. Por exemplo na prova em que Andressa, Bárbara, Denise e Yani participaram, onde tinham que abrir torneiras, o público de casa ficou sem saber qual era a toneira que iria despejar água, isso também nos deixa com a impressão de manipulação na prova, ou seja, mais falta de transparência.

Solução: Mostrar onde está a "surpresa" da prova para o público.

 CUSPARADAS SEM PUNIÇÃO

Erro: As cusparadas foi algo baixo e escroto perante o bom público, só mesmo que curte baixaria gostou do que viu. Mas o pior ainda foi a direção do programa aceitar tudo de boca fechada, não que isso deveria causar expulsão, mas ao menos os participantes tinham de receber um tipo de punição, ou aviso, um "puxão de orelha". Isso não é bom para o programa, até porque fica difícil de alguma marca querer patrocinar um programa assim.

Solução: O participante que cometer tal ato deveria ter uma punição pesada, como por exemplo ir direto para a roça.

VOTAÇÃO PARA FICAR E ROÇAS DUPLAS

Erro: A votação para o participante ficar, é um jeito descarado para que os polêmicos barraqueiros não sejam eliminados, como se não bastasse o poder da chave e a prova do fazendeiro para beneficia-los. Mas, quem assisti prefere votar pra eliminar do que votar para permanecer, são poucos que votam para aquele participante que não é seu favorito ficar no jogo, mesmo que ele esteja com alguém muito pior na roça, quando a votação é pra eliminar, quem vota tem gosto de eliminar a pessoas com rejeição ou com uns bons votos. A roça dupla é outra coisa que deixa o jogo meio chato, se vai alguém com público grande e alguém sem público, é óbvio que aquele que tem a maior torcida vai ficar, mas quando são três roceiros e o público vota pra eliminar, fica mais emocionante.

Solução: Formar roças triplas (ao menos as 8 primeiras roças) e voltar com o antigo esquema de votação: Votar para eliminar.

SITE DESATUALIZADO E 24 HORAS FAKE

Erro: Outra coisa que deixa o telespectador com um pé atrás quanto ao reality, é a falta de atualização no site oficial, as notícias saem atrasadas e na maioria das vezes o que temos são coisas que vimos no programa da íntegra do dia anterior. Além do site ser desatualizado e as fotos dos participantes serem de má qualidade (citei isso porque quem escreve em blog precisa ter boas fotos do integrantes do reality, mas a Record dessa vez deixou a desejar), o tal do "ao vivo" só funciona quando a produção quer. Esse 24 horas grátis é outra coisa flop, em dia de prova da chave nem funciona e muitas das vezes é cortado, e então só vemos o que aconteceu quando é passado na íntegra e editado.

Solução: Manter o site atualizado, mostrar todas as fotos de divulgação dos participantes e não cortar a bagaça do ao vivo.

E aí, você concordam que esses são os maiores erros que fizeram A Fazenda 6 flopar? O que acharam dessa temporada? Espero que tenham gostado da postagem, e podem comentar, criticar ou elogiar. Se esqueci de algo me lembrem o que foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário