quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Música: Um pouco sobre a Katy Perry


Katheryn Elizabeth Hudson, mas mundialmente conhecida como Katy Perry, nasceu no dia 25 de outubro de 1984 em Santa Bárbara, Califórnia, vem de uma família de classe baixa. Katy é filha dos pastores evangélicos, Keith e Mary Hudson, e possui dois irmãos, uma mais velha chamada Angela Hudson e e um mais jovem chamado David Hudson. Ela é de ascendência portuguesa por parte de sua mãe, que é irmã do cineasta Frank Perry e da roteirista Eleanor Perry, ambos falecidos. Três de seus trisavós eram originários dos Açores, mais especificamente de Horta. A cantora também tem ascendência alemã, irlandesa e inglesa. 
Quando era criança, ela ouvia apenas música gospel e era proibida de ouvir outros estilos musicais, chamados por seus pais de ''músicas seculares''. Ela participava participava de escolas dominicais e acampamentos religiosos, chegando a fazer aulas de dança em um salão em Santa Bárbara, onde aprendeu a dançar swing, Lindy Hop e jitterbug. Segundo Katy, ela competia com sua irmã mais velha porque queria ''copiar sua irmã e tudo que ela fazia'' e devido a isso, praticava seu canto com fitas cassetes, que eram frequentemente roubadas por Katy para treinar. Após treinar, ela cantou para seus pais e eles sugeriram para que ela aperfeiçoasse suas habilidades com aulas de canto; durante um certo período, Katy cantava publicamente em restaurantes e reuniões familiares. Ela foi batizada e, aos nove anos de idade, começou a cantar no coro musical da igreja que frequentava até os dezessete anos. Quando adolescente, ela estudou no Colégio Dos Pueblos e depois de completar o ensino médio e receber seu diploma, ela decidiu prosseguir a carreira musical, estudando canto até os dezesseis anos de idade e até mesmo chegando a cursar ópera na Faculdade de Música em Santa Bárbara, mas por pouco tempo. 
Aos quinze anos de idade, ela mudou-se para Neshville, Teeneessee e trabalhou com algumas pessoas ligadas a música country, para quem gravou alguns demos tapes com a proposta de ser ensinada a tocar guitarra e a compor, como troca de favores. No ano de 2001, a cantora lançou seu primeiro álbum de estúdio gosper, Katy Hudson, produzida pela Red Hill Records. Apesar de ter sido um sucesso com a crítica profissional, o álbum vendeu apenas 200 cópias e sua produção de cópias foi cancelado devido ao fechamento da gravadora. Após mudar seu nome artístico de Katy Hudson para Katy Perry, a cantora mudou-se para Los Angeles, Califórnia e conheceu o produtor musical Glen Ballard, que cuidou da carreira de Katy por três anos. Em 2004, a cantora assinou contrato com a Island Def Jam Records e, junto com Ballard, trabalhou na produção de um álbum chamado (A) Katy Perry (também conhecido como Diamonds), mas foi cancelado durante os estágios finais da produção.
Já em 2005, Katy assinou com a Columbia Records e conheceu o grupo The Matrix - que já tinha trabalhado com outras cantoras -, e participou do álbum também chamado The Matrix. No mesmo ano, entrevistada pela Blender Magazine e disse que seu álbum seria mais ''rock'' em relação ao (A) Katy Perry, chamando-o de '' A próxima coisa grande''. Apesar de ter sido nesta época que começou a chamar atenção dos produtores e executivos da indústria fonográfica, assim como o álbum anterior, The Matrix foi cancelado pouco antes do lançamento. Em 2006, Glen Ballard produziu a cançaõ '' Goodbye for Now'' do P.O.D. e convidou Katy para fazer o backing vocal desta. A cantora também participou do videoclipe da canção '' Cupid Chokehold'' da banda Gym Class Heroes, onde conheceu e começou um relacionamento com o vocalista, Travis McCoy. Entre 2006 e 2007, Katy trabalhou como crítica no departamento de Artistas e Repertório da gravadora independente TAXI Music, onde era responsável por avaliar as músicas enviadas para a gravadora. Nessa época, ela conheceu o ex-presidente da gravadora Capitol Records, Jason Flom, que ajudou a assinar um contrato com esta. No ano seguinte, finalmente lançou seu primeiro álbum de estúdio de música pop e pop rock, One of the Boys, O primeiro single do álbum ''I Kissed a Girl'', ficou em primeira posição das paradas musicais da Austrália, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido, tornando o primeiro hit de sua carreira, apesar de tornar-se mundialmente polêmica. O segundo single do disco, ''Hot n Cold'', também obteve um bom desempenho nas paradas musicais de diversos países, ficando no pódio das paradas americana e irlandesa. Com mais de 6.000.000 de cópias vendidas mundialmente, One of the Boys, foi classificado como Disco de Platina nos Estado Unidos pela Associação da Indústria de Gravação da América, com mais de 1.000.000 de cópias vendidas. Ainda desse álbum, Katy lançou sua terceira canção de trabalho, intitulada ''Thinking of You'', e também o quarto e último single, chamado ''Walking Up in Vegas''.
Em 2010, seu segundo disco, intitulado Teenage Dream, foi lançado. O CD gerou seis singles até o momento- '' California Gurls'', a faixa-título, ''Firework'', ''E.T.'', Last Friday Night (T.G.I.F.)'' e The One That Got Away''. As cinco primeiras alcançaram o topo da parada Hot 100 da Billboard, tornando Teenage Dream o segundo álbum da história a conseguir tal feito e convertendo Katy Perry na única mulher em 53 anos da parada musical a alcançar tal marca e a segunda artista após Michael Jackson, o primeiro e até então único cantor a conseguir emplacar cinco canções de seu álbum Bad no primeiro lugar, em 1987. Além disso, quando ''E.T.'' permaneceu no primeiro lugar do gráfico em 12 de abril de 2011, Katy se tornou a primeira artista da história a passar um ano inteiro (52 semana consecutivas) no top 10 da principal parada da Billboard. Em janeiro desse ano de 2012, a gravadora de Perry confirmou oficialmente o relançamento do disco. Intitulado Teenage Dream: The Complete Confection, ele trará todas as cancões de Teenage Dream, os remixes de ''E.T. com Kanye West e ''Last Friday Night (T.G.I.F)'' com Missy Elliot que foram enviados às rádios anteriormente a versão acústica feita por Katy para '' The One That Got Away'' e disponibilizada para dowload meses antes, três novas faixas e um grande remis que reunirá os seis singles do álbum original.
A cantora já vendeu aproximadamente 74, 6 milhões de single e 9,1 milhões de álbuns mundialmente e atualmente é a sexta artista que mais vendeu canções digitais nos EUA com mais de 37,6 milhões de canções vendidas. Katy já foi diversas vezes indicada em prêmios da indústria da música, tais como: Grammy Award, MTV Video Music Awards, MTV Europe Music Awards, People's Choice Awards, Teen Choice Awards e Kids Choice Awards. Considerada um sex symbol, a cantora foi eleita a ''Mulher Mais Sexy do Mundo em 2010'' pelos leitores da revista Maxim.
Esse ano foi lançado o documentário sobre a vida de Katy Perry. Intitulado de Katy Perry: Part of Me.

Nenhum comentário:

Postar um comentário